Educação

Prefeitura de Turilândia Realiza Seminário de Formação do PACTO pelo Fortalecimento da Aprendizagem

Atraves da Secretaria Municipal de educação O seminário aconteceu nos dias 03 e 04/10 na escola Rosimeire Pereira, o 1° Semináriode Formação Municipal do PACTO pelo Fortalecimento da Aprendizagem teve como formadora a professora Eledilva Mafra.

Público alvo: Coordenadores e Gestores educacionais da rede de ensino, e teve como objetivo principal, elevar o índice de desenvolvimento da Educação Básica, contribuindo para o aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do município de Turilândia, tendo como base oferecer uma educação de qualidade com resultado  significativo para os alunos da rede de ensino municipal.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência da leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; 4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.